segunda-feira, 24 de maio de 2010

ISOTONIA

Cloração electrolítica e estado Isotônico da água

A utilização de sal nas piscinas para produção de bactericida, trouxe uma nova vantagem para os usuários, relacionada com a condição da água, tendo em conta a existência de três estados diferentes da solução aquosa: isotônica, hipotônica e hipertônica.

No estado isotônico, a tensão osmótica é igual a do sangue e de outros fluidos do corpo humano, cujos tecidos são sensíveis às mudanças da tensão osmótica exterior. O corpo humano tem uma concentração de sal de 9000 ppm, ou seja, 0,9%.Se a concentração de sal na água utilizada em piscinas for semelhante a do corpo humano, é isotônica com o sangue e os fluidos orgânicos.

Quando a água das piscinas é isotônica, a tensão osmótica é igual nos dois lados das células do corpo humano que contatam com o exterior, não existindo, assim, uma transferência de fluidos através dos tecidos.

A solução salina usada para aplicações intravenosas nos hospitais é um exemplo de solução isotônica. Deste modo, o estado ideal da condição da água de uma piscina é um estado isotônico, que dá o conforto máximo para os seus usuários que se sentem bem quando nadam.

Note-se que a concentração de sal na água da rede pública (hipotônica) é de cerca de 1.000 ppm (0,1%) e a da água do mar (hipertônica) de cerca de 35.000 ppm (3,5%). Com o nosso exclusivo sistema de regulação eletrônica, oferecemos a possibilidade de que a salinidade da piscina ofereça aos usuários a referida "Isotonia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário